Tecido Sanguíneo

Tecido conjuntivo sanguíneo 



O que é?
 O Tecido conjuntivo sanguíneo é formado por duas partes: Primeiro a parte sólida formada pelas células sanguíneas que compõe os elementos figurados, onde podemos encontrar os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as Plaquetas (Fragmento de células). Segundo por uma parte líquida na qual tais células estão dispersas, chamado Plasma. Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco). Como counsequência do processo de diferenciação celular, as células-filhas indiferenciadas assumem formas e funções especializadas.

Conceitos:
Parte Liquida:
Plasma: é formado por 90% de água e 10% por substancias inorgânicas (ex. potássio, cálcio, ferro, sódio...) que são transportadas através dos vasos do corpo.

 Parte sólida (elementos figurados):
Plaquetas: São fragmentos das células gigantes da medula ósseas conhecidas como megacariócitos. Possuem substancias que atuam na coagulação sanguínea ajudando a impedir as hemorragias.

Hemácias, Glóbulos vermelhos ou eritrócitos: São células anucleadas, possuem aspecto de disco bicôncavo. A sua principal função é o transporte de oxigênio, por serem ricos em hemoglobina. Qualquer condição passível de comprometer a produção ou de aumentar a taxa de destruição ou de perda dos glóbulos vermelhos pode resultar em anemia, se a medula óssea não conseguir compensar a perda dos glóbulos vermelhos, ou mesmo um aumento das necessidades de ferro.


Leucócitos ou Glóbulos brancos: Atuam na defesa do nosso organismo, combatendo vírus, bactérias e outros agentes invasores que penetram no corpo. Os leucócitos também são produzidos na medula óssea e são apresentados na tabela a seguir:

Classificação dos leucócitos


Granulócitos (apresentam grânulos no citoplasma)  

Agranulócitos (não apresentam grânulos no citoplasma)  

Leocócitos 

Neutrófilo 


Eosinófilo

Basófilo  


Linfócito


Monócito


Característica geral
Núcleo geralmente trilobulado.  
Núcleo bilobulado
Grânulos citoplasmáticos muito grandes, chegando a mascarar o núcleo.
Núcleo muito condensado, ocupando quase toda a célula.
Núcleo em forma de rim ou ferradura


  Função


 Fagocitar elementos estranhos ao organismo


Fagocitar apenas determinados elementos. Em doenças alérgicas ou provocadas por parasitas intestinais há aumento do número dessas células


 Liberar heparina (anticoagulante) e histamina (substância vasodilatadora liberada em processos alérgicos)

Linfócitos T auxiliares ou células de “memória imunológica” orientam os linfócitos B na produção de anticorpos; linfócitos T supressores determinam o momento de parar a produção dos anticorpos; linfócitos T citotóxicos que produzem substâncias que mudam a permeabilidade das células invasoras (bactérias) ou de células cancerosas, provocando sua morte.
Linfócitos  B, que formarão os plasmócitos do tecido conjuntivo, são os responsáveis pela produção de anticorpos específicos no combate imunológico aos antígenos invasores.



 Fagocitar bactérias, vírus e fungos
Nº aproximado em cada mm3
4.800
240
80
2.400
480






Fontes:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Histologia/epitelio16.php



 

O que é anemia falciforme?

 
 
Deficiência nas células do sangue causa sintomas de anemia




Milhares de pessoas ao redor do mundo nascem com doenças nas células do sangue. Uma delas é a anemia falciforme, uma doença genética e hereditária que, quanto mais cedo for descoberta, melhor pode ser controlada. Existem vários tipos de anemia. Um deles é a chamada falciforme, que tem esse nome por uma característica muito particular.


O que é anemia falciforme?


Dentro do nosso sangue existem células que fazem o transporte do oxigênio e do gás carbônico do pulmão aos tecidos do corpo, as chamadas hemácias, ou glóbulos vermelhos.


Quando se tem a doença falciforme, essas células perdem a característica arredondada e elástica, e se tornam endurecidas, adquirindo um aspecto de foice, daí o nome falciforme. A anemia falciforme pode se manifestar de forma diferente em cada pessoa, começando a se demonstrar na segunda metade do primeiro ano de vida da criança.


Sintomas
Os sintomas incluem dores nos ossos e nas articulações, fadiga intensa, pele e olhos amarelados, tendência a infecções e feridas nas pernas, que podem demorar anos para cicatrizar. Para evitar todas as complicações que podem surgir, é muito importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes.

A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para isso, mas o teste do pezinho, feito logo após o nascimento do bebê, além de gratuito, é muito eficiente na detecção do problema.

Quem tem a doença pode ter os sintomas por toda a vida, por isso o paciente portador necessita de assistência médica para sempre. A única possibilidade de cura é o transplante de medula óssea, um procedimento ainda polêmico. Quem tem anemia falciforme deve sempre ficar atento a complicações. Como a doença pode provocar alterações oculares, periodicamente, deve-se fazer uma visita ao oftalmologista.

Fonte:






Algumas curiosidades sobre o nosso tecido conjuntivo sanguíneo, ou seja, vamos conhecer melhor sobre o SANGUE!!


  • Você sabia, que uma pessoa normal possui cerca de 5 litros de sangue no corpo,  representando até 7% do seu peso?

  • Você sabia, que uma pessoa que vive no nível do mar possui cerca de 5 milhões de hemácias, e em  uma pessoa que mora em regiões mais altas esse numero pode chegar em até 7 milhões? Isso ocorre devido a função das hemácias , que  são responsáveis pela transferência de oxigênio!

  • Você sabia, que o sangue leva cerca de 1 minuto para percorrer todo o nosso corpo?!

  • Você sabia, O sangue do tipo O é conhecido como DOADOR UNIVERSAL. Ele pode ser injetado em qualquer pessoa. Mas quem tem esse tipo de sangue só pode receber transfusões do tipo O. Já o sangue A B é o RECEPTOR UNIVERSAL?

Fontes:









25 comentários:

eu gostei muito do texto, eh pequeno mais bem explicado
 
oi
 
scienchista more por cer scienchista
 
hi!!!
 
Muuuito bom mesmo! Eu estava mesmo querendo dar uma revisada no assunto por conta da faculdade; encontrei o site e curti bastante.
Agora é resolver os exercícios de estudo dirigido :D
 
Eu também gostei muito dei uma revisada por que vai cai na prova da faculdade
 
Muito bom!
 
interessante
 
ótimo texto, resumido e bem explicado.
 
otimo
 
ótimo
 
ótimo
 
ótimo
 
ótimo
 
dane-se
 
muito bom!
 
muito bom!
 
Perfeito! Texto preciso e objetivo! Arrasaram
 
perfeito <3
 
perfeito <3
 
muito ruim
 
um cu essa poha mas eh boa
 
Fontade de comer minh aprovessora de cencias
 
gostei
 
Venerei
 

Postar um comentário